Mantenha seu site atualizado!

Perguntas Frequentes

Article header with background image and parallax effect

O que é essa coisa de inouDrive? Por que eu me importaria?

O inouDrive é um servidor de compartilhamento de arquivos que coloca o controle e a segurança de seus próprios dados de volta em suas mãos.

Hoje, a maioria das pessoas tem sua vida digital armazenada em servidores on-line de várias empresas. Pense no Google, Apple, Facebook, Twitter, Dropbox, Instagram e muitos outros. Você carregou suas fotos, sua música, suas divagações diárias, pensamentos felizes e tristes. Você usa esses serviços para compartilhar com outras pessoas, para enviar e receber e-mails, armazenar catálogos de endereços, reproduzir músicas e vídeos, ter seus arquivos disponíveis em qualquer dispositivo desejado. Todos os grandes recursos, sem dúvida! Quando o seu telefone quebra, basta ter que entrar no novo para encontrar todas as suas fotos, contatos e outras configurações é uma incrível e reconfortante capacidade trazida por esses serviços, muitas vezes (talvez incorretamente) chamada 'a nuvem'. 

Mas você pode se perguntar: “ Onde estão esses dados? Quem tem acesso a ele? "

Essas perguntas se tornaram mais prementes desde as revelações de que nosso próprio governo está nos espionando e colecionando e bisbilhotando praticamente todas as nossas comunicações on-line. . Sabemos que estrangeiros e nossos próprios governos têm acesso. Criminosos e grandes corporações também. Esse conhecimento sobre nós pode ser usado e abusado de muitas maneiras, para ganho financeiro, para controle, para diversão inofensiva e prejudicial.

Muitas pessoas preferem ter mais controle sobre quem consegue ver as fotos que enviam para seu cônjuge ou amigos, quem pode ler seus extratos bancários ou determinar sua lealdade política. Ou saiba onde estão, pois os telefones celulares rastreiam sua localização praticamente de forma contínua…

É aqui que entram as tecnologias inouDrive e similares. O inouDrive oferece a opção de recuperar seus dados. Depois de instalá-lo em um servidor (ou deixar alguém fazer isso por você! A descentralização é uma ferramenta importante para proteger a privacidade ), você pode acessar seus dados privados em uma interface da Web fácil de usar ou sincronizá-lo com seus dispositivos, como Android e iPhones. Você pode armazenar seus contatos e calendário, bem como arquivos no inouDrive e, através dos muitos aplicativos inouDrive, usá-lo para armazenar senhas, reproduzir músicas e filmes e assim por diante. Ele também permite que você compartilhe com outras pessoas com segurança e colabore em documentos. Saiba mais sobre os recursos do inouDrive aqui .

Tudo isso é gratuito, pois o inouDrive está disponível sob uma ' licença de código aberto ', que lhe dá o direito de examinar, compartilhar e modificá-lo. O ownCloud é desenvolvido por uma comunidade internacional de contribuintes pagos e voluntários e você também pode se envolver .

Coisas inouDrive não faz

Note que inouDrive NÃO é uma ferramenta de backup: o App de desktop, por exemplo, irá sincronizar o conteúdo de uma pasta local com o servidor. Isso funciona para modificações e adições de arquivos, mas também para exclusões. Se você excluir um arquivo no servidor, ele será excluído de todos os dispositivos em que você instalou o cliente! E se você excluir um arquivo no cliente, ele será excluído do servidor e depois excluído de outros clientes que estejam sincronizando esse arquivo. O inouDrive tem um lixo para arquivos apagados e retém versões mais antigas de arquivos, o que significa que arquivos excluídos ou modificados podem ser recuperados. Mas essa funcionalidade pode ser desativada pelo administrador do sistema e, dependendo das configurações de uso do espaço, as versões excluídas ou antigas dos arquivos são excluídas com o tempo. Você deve sempre fazer backup de seu servidor inouDrive!

Da mesma forma, observe que o armazenamento externo e o compartilhamento de servidor para servidor que o inouDrive suporta, conectam o inouDrive a um armazenamento externo, como FTP ou Samba, ou a outro servidor inouDrive. Os arquivos aparecerão na sua interface da web e poderão ser sincronizados com o cliente. No entanto, eles não são replicados em seu servidor inouDrive! Eles são meramente buscados sempre que você os solicitar na interface da web. Uma vez que o armazenamento externo desaparece ou o outro servidor inouDrive retira seu acesso, você não pode mais acessar os arquivos! Faça uma cópia, se você quiser tê-los em seu próprio servidor Cloud.

O rsync é um protocolo de sincronização unidirecional. Isso significa que, se você tiver dois servidores e excluir um arquivo de um lado, ele será exibido novamente se você usar o rsync. Para garantir que arquivos antigos sejam removidos, mas novos arquivos adicionados e arquivos atualizados sobrescritos, você precisa de uma solução de sincronização N-para-N. O ownCloud usa o csync para sincronização, que também lida com conflitos de maneira inteligente.

O inouDrive é para todos. Nós escolhemos o PHP porque: O PHP é executado em qualquer lugar e é suportado em todos os lugares. Mesmo o provedor de hospedagem mais barato deve suportar ownCloud e PHP torna isso possível. O PHP é fácil de aprender, o que facilita a contribuição das pessoas. A facilidade do PHP também permite que você verifique o código que executa o seu próprioCloud e faça as mudanças que você precisa. Em suma, o PHP reduz a barreira para usar, auditar, modificar e contribuir para o ownCloud. E isso é importante! Veja mais detalhes neste blog sobre ownCloud e PHP .

O HTTP passa por todos os firewalls e proxies.

O iOS tem suporte nativo ical / caldav, o Android não. Você tem que usar um aplicativo Android que faz, mas infelizmente quase todos os aplicativos que estamos cientes de que suporte caldav / ical são pagos. Um cliente de código aberto é o DAVdroid . Você pode encontrar uma lista de aplicativos de terceiros que funcionam com o ownCloud aqui .

O aplicativo para dispositivos móveis Android possui upload automático de fotos e vídeos. Ambos os clientes móveis dão acesso aos seus arquivos e incluem sincronização seletiva para manter alguns dos seus arquivos atualizados no dispositivo. Outros recursos estão em desenvolvimento ou são fornecidos por outros aplicativos (como calendário e contatos, consulte o item anterior da FAQ ). Se você quiser adicionar recursos ao cliente Android ou iOS, encontre as origens do Android aqui e as fontes do iOS aqui . Notas legais: o aplicativo para Android está sob a GPLv2, o aplicativo para iOS sob a GPLv3. Para contribuir com qualquer um deles, você precisa assinar um contrato de colaborador ou contribuir com seu código de acordo com a licença do MIT . Para testes, fornecemos uma exceção de licença do iOS para que você possa executar o aplicativo para iOS em até 100 dispositivos.

Temos quatro tipos de aplicativos: Core, Official, Approved e Experimental. Para manter o arquivo zip oficial de tamanho razoável, enviamos apenas a funcionalidade principal. Outros aplicativos, no entanto, estão a apenas um clique de distância! Isto é o que as quatro categorias significam: Core significa parte do núcleo do ownCloud, como compartilhamento, galeria, armazenamento externo, criptografia. Estas são partes integrantes da experiência do ownCloud e os problemas nesses aplicativos bloquearão as liberações. O ownCloud GmbH oferece suporte a esses clientes e embora nem todas as principais funcionalidades sejam mantidas pelos funcionários, ownCloud GmbH. assume a responsabilidade pela estabilidade e pela totalidade do núcleo ownCloud. Oficial são aplicativos que são bem mantidos e importantes para os usuários do OwnCloud. Eles incluem calendário e contatos. Sendo 'oficiais', nós nos importamos profundamente com eles e tentaremos disponibilizá-los para novos lançamentos no dia do lançamento, mas eles ainda são desenvolvidos por voluntários . Isso também significa que não há suporte comercial disponível na ownCloud GmbH. Isso geralmente também significa que não é garantido que esses aplicativos funcionem bem em sistemas com grande número de usuários ou grandes quantidades de dados. Aprovado significa que um aplicativo não comerá seus dados imediatamente, que garantimos que não há problemas de segurança e que os mantenedores trabalharam conosco para garantir isso. Nenhuma promessa além desses pontos! Experimental cobre o resto. Esses aplicativos não são verificados quanto à estabilidade nem a problemas de segurança, e você deve ter cuidado ao instalá-los - eles podem comprometer sua privacidade, segurança ou integridade de dados. Mudanças de status podem acontecer seguindo as regras documentadas aqui . Em palavras simples, quanto melhor mantido um aplicativo, mais apropriado é um rótulo " oficial ". Se uma empresa, seja a ownCloud GmbH, devido à demanda do cliente, ou outra empresa, decide dedicar recursos para manter um aplicativo, ele pode se tornar parte do núcleo. Sua ajuda, portanto, importa!

O inouDrive suporta HTTPS e oferece criptografia no lado do servidor. O inouDrive Server gera automaticamente um par de chaves privado / público forte de 4096 bits para cada usuário. As chaves privadas são criptografadas com a senha de login do usuário e, portanto, ninguém pode acessar seus dados se você não estiver logado no seu próprio servidor doCloud. O inouDrive é um projeto de código aberto, portanto, todo o código é visível. Temos o compromisso de criar código seguro e trabalhar seguindo as principais práticas de segurança do setor. Empregamos um especialista em segurança em tempo integral e fazemos auditorias regulares de segurança no código. Nosso programa de recompensas de bugs em hackerone oferece uma oportunidade para que hackers brancos sejam recompensados ​​pela divulgação responsável de vulnerabilidades do inouDrive. Sempre aceitamos notificações de problemas de segurança, veja inouDrive.com.br/security . Para aprender um pouco mais sobre a segurança do inouDrive, assista a esta palestra técnica na inouDrive Contributor Conference e leia este artigo sobre o inouDrive e a criptografia .

Pelo contrário, o oposto. Ele sinaliza que o inouDrive é um projeto maduro que assume a responsabilidade por sua segurança. O inouDrive está sendo usado por muitas grandes empresas em situações sensíveis à segurança (incluindo bancos e agências de defesa), consulte os clientes da inouDrive GmbH e passou por auditorias de segurança independentes. Como um projeto de código aberto, ele se beneficia de um grande número de olhos olhando para seu código. Estamos altamente comprometidos com a divulgação completa e responsável de questões de segurança, e é por isso que publicamos todos os possíveis problemas relevantes de segurança com um CVE. Um CVE é um padrão internacional em segurança e disponibilidade dos meios do inouDrive CVE. Os administradores do sistema podem facilmente ver se sua infraestrutura é vulnerável ou não. Nenhuma outra sincronização e compartilhamento de arquivos de código aberto recebe o escrutínio e a atenção de segurança que o inouDrive tem. Embora um número menor ou maior de CVEs não diga nada sobre segurança por si só, a emissão de CVEs é parte da prática de segurança do fornecedor responsável amplamente aceita.

Sim, usamos o TLS para enviar e receber arquivos pela rede, para que eles sejam criptografados durante a transmissão.

Sim, mas o aplicativo de criptografia foi projetado para proteger seus dados em armazenamento externo, e não no servidor em que o inouDrive é executado. No design atual, o servidor sempre tem as chaves para os dados. Eles são criptografados pela sua senha, mas você não pode confiar que ela é tão segura quanto a criptografia do lado do cliente. O inouDrive não faz a criptografia do lado do cliente porque você não pode ter uma interface web se o servidor não puder ler os arquivos e a interface web (e as habilidades de compartilhamento!) são muito importantes para o inouDrive. Portanto, você sempre precisará confiar no servidor se quiser "possuir" seus dados. Leia mais neste artigo . Se você realmente deseja a criptografia no lado do cliente, recomendamos que procure outras soluções. É claro que, se você é suficientemente conhecedor e qualificado, você seria mais do que bem-vindo para melhorar a tecnologia de criptografia de arquivos. Se você estiver interessado em apoiar ou trabalhar neste recurso, confira o github para saber o estado mais recente da discussão sobre ele e confira inouDrive.com.br/contribute para começar.

Não, o inouDrive não é absolutamente uma solução de backup: As alterações feitas em um local são sincronizadas com outros locais, o que significa que, se você remover ou sobrescrever acidentalmente um arquivo em seu sistema local, o inouDrive o removerá do servidor. Se um arquivo ficar corrompido em um lugar, o arquivo corrompido será distribuído para outros locais. Os 'arquivos anteriores' e 'undelete' funcionalidade do inouDrive é meramente como uma conveniência e nunca deve ser invocada como uma função de backup. Existem algoritmos que limpam os arquivos antigos e, assim, as alterações se perdem com o tempo. Você deve usar um aplicativo de backup para armazenar os arquivos no inouDrive em algum lugar. A documentação do inouDrive tem dicas sobre como fazer backup do inouDrive .

Um conflito pode ser causado por dois ou mais usuários editando os mesmos arquivos ao mesmo tempo ou enquanto estão em trânsito antes que os arquivos sejam sincronizados. Nós não mesclamos mudanças em arquivos como sistemas de controle de versão como o git do; nós não modificamos os arquivos do usuário, nunca. Assim, você obterá dois arquivos, o que foi sincronizado primeiro com o servidor e o que você modificou localmente ao mesmo tempo. Você pode comparar as alterações do arquivo manualmente e excluir o arquivo local quando tiver certeza de que não perdeu dados.

Nós apresentamos paralelos, up-up e download paralelos com o inouDrive 7 e o cliente inouDrive 1.6. Sincronizar apenas alterações de arquivo precisa de mudanças muito mais profundas. Está no nosso roteiro, mas não será feito em breve. Encontre alguma informação sobre essa decisão aqui . Se você quiser acelerar o desenvolvimento deste recurso trabalhando nele, consulte a discussão do github . Se você realmente deseja esse recurso e gostaria de financiar especificamente o trabalho nele, consulte a página Bountysource .

Não, achamos que esse é o trabalho do sistema de arquivos. Mantemos versões de arquivos à medida que são substituídos e você pode reverter para versões mais antigas a qualquer momento.

O design do inouDrive é limitado por dois recursos importantes: escalabilidade e confiabilidade. O inouDrive é projetado para ser muito escalável e independente do sistema de armazenamento usado. Queremos que ele trabalhe com petabytes de dados e dezenas de milhares de usuários - e isso acontece, organizações como o CERN na Suíça e grandes universidades e a University Networks administram o inouDrive com essas quantidades de dados e usuários. Um segundo objetivo de design do inouDrive é a confiabilidade. Nós preferimos ser mais lentos, mas garantir que nenhum arquivo seja perdido, do que correr riscos com dados do usuário. Por exemplo, as notificações de alteração de arquivo no Linux e no Windows não são 100% confiáveis ​​em todos os casos, portanto, apenas para garantir, executamos uma verificação completa do sistema de arquivos periodicamente. Sim, isso alimenta a vida da bateria, mas garante que você não perca nenhum dos seus arquivos! Isso não significa que não há espaço para melhorias, trabalhamos muito para tornar o inouDrive mais rápido e cada lançamento introduz muitas melhorias de desempenho. Além disso, a ajuda é sempre bem vinda. Confira o código do cliente no github se você estiver interessado nos desafios da sincronização de arquivos rápida, escalável e confiável! Veja as páginas de contribuição para mais informações sobre como se envolver.

O inouDrive pode rodar no Raspberry Pi como placas de desenvolvimento, mas certamente não está limitado ao hardware low-end. Os maiores serviços de implantação na nuvem do mundo, 500.000 estudantes em inouDrive e terabytes de dados, são compartilhados através do inouDrive em organizações como os destruidores de átomos no CERN . O co-fundador da inouDrive, Frank Karlitschek, escreveu um post sobre a escalabilidade do inouDrive. É claro, requer algum ajuste para adotar o inouDrive para grandes implantações. Para um melhor desempenho, a arquitetura precisa incorporar algumas práticas recomendadas. Consulte nossa documentação sobre ajuste de desempenho e as páginas sobre escalabilidade em várias máquinas . Consulte também inouDrive.com.br/whitepapers para obter algumas práticas recomendadas e experiências dos clientes do ownCloud GmbH. Você pode encontrar excelentes recursos em outros lugares on-line, como este blog sobre um cluster de alta disponibilidade com Galera para MySQL e glusterFS , outro dos mesmos escritores , este blog glusterFS e inouDrive e este post sobre como tornar o LDAP rápido . Quando várias instalações são uma opção devido à separação geográfica ou relacionada à tarefa, o uso da funcionalidade Federated Cloud Sharing para executar instâncias de inouDrive separadas, que se vinculam entre si, pode ser útil ao escalar para centenas de milhares de usuários. Em geral, a escalabilidade do inouDrive aumenta significativamente em cada lançamento. Por exemplo, o inouDrive 8.1 pode suportar mais de 50% de usuários no mesmo hardware que o inouDrive 8.0. Se a capacidade de ter muitos usuários em um único servidor inouDrive é uma consideração importante, use as versões mais recentes do inouDrive Server e do cliente. Confira o código principal no github se você estiver interessado nos desafios da sincronização de arquivos rápida, escalável e confiável! Veja as páginas de contribuição para mais informações sobre como se envolver.

O inouDrive é open source, portanto limitações artificiais não têm lugar nele. Ele pode manter o mesmo número de usuários, downloads ou dados como uma versão equipada com aplicativos corporativos e um contrato de suporte.